Telefone MapaComo Chegar Menu

AcquaBrasilis

Aproveitamento e Gestão de Águas Pluviais


aproveitamento-e-gestao-de-aguas-pluviais

A partir de estudos de avaliação do custo x benefício do aproveitamento das chuvas para cada obra e região, a AcquaBrasilis, desenvolve projetos e instala sistemas para tratamento e armazenamento dessa água para aproveitamento em finalidades não potáveis. As águas de chuva tratadas podem ser usadas, principalmente, em irrigação de jardins, canteiros e lavagem de piso, calçadas, limpeza em geral. Podem, também, ser usadas em descargas de vasos sanitários e lavagem de veículos.

As águas pluviais podem ser coletadas, preferencialmente, em coberturas dos edifícios residenciais, comerciais e industriais. O tratamento dessas águas deve prever filtração e desinfecção, mesmo para a utilização em fins não potáveis.

A possibilidade de substituição de parte dos volumes de água potável por água pluvial resulta em redução efetiva do consumo de águas potáveis, reduzindo custos e otimizando o uso de recursos hídricos em finalidades mais nobres.

Água de Drenagem

As águas de drenagem são águas subterrâneas, que correm a baixas profundidades, às vezes, aflorantes. Surgem, muitas vezes, na escavação de obras realizadas próximas a cursos d´água. Para que as construções possa evoluir passam geralmente por um bombeamento e descarte.

Para realizar o aproveitamento destas águas, é recomendável realizar análises preliminares da qualidade da água para a definição da estratégia de tratamento. Na maioria dos casos, essas águas tem teores de ferro e manganês acima dos valores adequados ao uso, podendo ainda conter sais.

Assim como águas pluviais, as águas de drenagem, mesmo para aproveitamento em fins não potáveis, dependendo do caso, da sua constituição e do uso que se dará a elas, deve passar, no mínimo, por filtração e desinfecção.

Vantagens:

  • Ótimo custo-benefício;
  • Economia na conta de água:
  • Alinhamento com a preocupação ambiental;
  • Preservação de mananciais de água;
  • Otimização do sistema de abastecimento de água.

Cases:

Shopping JK Iguatemi (São Paulo/SP)

Sistema de captação e tratamento de água de chuva para shopping center de alto padrão na zona sul da capital paulista. O Shopping JK, construído pela WTorre, reaproveita a água pluvial para fins não potáveis, alcançando níveis elevados de economia na conta de água.

E-BusinessePark (São Paulo/SP)

O sistema implantado no centro empresarial de alto padrão, localizado na zona oeste de São Paulo, utiliza diversos telhados existentes para captação de águas pluviais. A água captada é aproveitada para irrigação de jardins e gramados, limpeza de áreas comuns, sistema de combate a incêndio, em vasos sanitários e áreas externas.

Condomínio Sunrise

Sistema projetado e executado em edifício residencial já existente para aproveitamento de águas pluviais e de drenagem. Padrão de qualidade tem como referencia a tabela 1 pag. 4 da Norma ABNT NBR 15527:2007 – Água de Chuva – Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis – Requisitos. Todo automatizado, dotado de sistema de reposição de água da concessionária para períodos de estiagem, quando se reduz o volume de água de chuva e de drenagem.

Condomínio Sunrise

A AcquaBrasilis trouxe para o mercado brasileiro soluções para o manejo das águas pluviais. São basicamente sistemas de retenção de sólidos por vórtice, conhecidos por separadores de sólidos, desenvolvidos pela empresa anglo-americana Hydro International.

A retenção dos resíduos grosseiros, assim como, de óleos e graxas, evita o entupimento das galerias de águas pluviais, reduzindo a possibilidade de enchentes e minimiza o assoreamento e a poluição dos cursos d’água onde são descartas as águas pluviais.

Pelo seu benefício ambiental a inserção dessas soluções nos projetos de edifícios comerciais, residenciais e industriais, garante pontuação na certificação ambiental LEED, do Green Building Council dos EUA e do Brasil.

Vantagens:

  • Consumo zero de energia no sistema;
  • Menor frequência de limpeza dos reservatórios;
  • Redução de entupimento das galerias de águas pluviais, com menor probabilidade de enchentes;
  • Menor assoreamento dos cursos d’água que recebem as águas das chuvas em decorrência da menor quantidade de sólidos na água.

Cases

Cidade Nova III (Rio de Janeiro / RJ)

Fornecimento de Sistema de Tratamento de águas Pluviais que conta com separador de sólidos DownStreamDefender. O sistema implantado no empreendimento da Construtora Método reduziu o impacto do descarte das águas pluviais nas galerias da cidade e contribuiu para que o empreendimento atendesse os requisitos da certificação ambiental LEED.

Eldorado Tower (São Paulo/SP)

A AcquaBrasilis projetou e forneceu soluções que permitiram o aproveitamento em obra das águas subterrâneas, de chuvas, de condensação de ar condicionado e de cortina para uso em parte dos vasos sanitários, na rega de jardim e canteiros, e na reposição do conteúdo do espelho d’água. Além disso, foi desenvolvida solução de retenção de sólidos por vórtice – DownStream Defender –, das águas descartadas na rede pública de águas pluviais, garantindo pontuação na certificação ambiental LEED para o empreendimento.

Tower Bridge (São Paulo/SP)

Fornecimento de soluções para a gestão de águas pluviais para o empreendimento Tower Bridge Corporate, complexo de escritórios com certificação ambiental LEED. O edifício classe AAA faz parte do complexo Centro Empresarial Nações Unidas (CENU), que inclui a Torre Norte, o Hotel Hilton e a Torre Oeste.


Outros Sistemas & Soluções

acquabrasilis na imprensa


acquabrasilis nas redes sociais